Este mês foi aprovada a Lei da Mobilidade Urbana - que orienta o debate sobre o tema nos municípios com mais de 20 mil habitantes.
O objetivo é que cada cidade discuta e construa um plano para melhorar o deslocamento da populaçãoem sua cidade. A Lei também sugere o uso racional do carro, a valorização do transporte coletivo e a inserção no trânsito de meios não motorizados como a bicicleta.
No inicio dessa semana, em Brasília, a presidenta Dilma frisou que os 30 bilhões de reais que serão investidos pelo Governo Federal e Estados no PAC MOBILIDADE GRANDES CIDADES é um marco no desenvolvimento do país e trará benefícios a toda a população, diminuindo o tempo gasto no transporte dos trabalhadores. Dilma em seu discurso, também pediu empenho aos governadores e prefeitos para o desenvolvimento de uma cidade sustentável.
O governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, que estava presente na cerimônia, recebeu a noticia que o DF terá um total de 2,2 bilhoes de investimentos. Agnelo apresentou dois dos principais projetos de mobilidade urbana para a população:
O Expresso DF – que é uma proposta de transporte em ônibus com estações e faixa exclusiva para agilizar o deslocamento da maioria da população. O Expresso DF ligará Santa Maria, Gama, EPIA Sul e Plano Piloto
Já estão fixadas as placas durante toda a DF 003 e as obras deverão iniciam-se em breve.
O Eixo Oeste – Este corredor de onibus sai da estação 25 do metrô (Fundação Bradesco), passando pela Av. Helio Prates e pela Av. Comercial, em Taguatinga, segue pela EPTG até o plano piloto.
E você, o que tem a ver com isso?
Independente se você usa carro, trem, metro, ônibus ou vai de bicicleta um plano de mobilidade urbana interfere diretamente no seu dia a dia. Quanto mais eficiente for o plano, melhor e mais rápido será seu deslocamento diário e mais tempo você economizará com suas atividades de lazer, criativas e de prazer.
Em Brasília grande parte da população utiliza o transporte coletivo, mas o transporte individual é basicamente concentrado no carro. Hoje o carro traz prejuízos para a qualidade de vida do Distrito Federal. Além dos já conhecidos congestionamentos nas vias os carros utilizam áreas mais nobres do centro da cidade como estacionamentos.
A plataforma superior da rodoviária é um bom exemplo: tem uma das melhores vistas da capital e ninguém aproveita, lá serve apenas aos donos de carros que se utilizam daquele espaço. Lugares como este deveriam se habitado por pessoas e não por carros. Sugerimos que lá sejam construídas praças, cafés, livrarias, enfim, espaços públicos para contemplação da beleza de nossa cidade, capital de todos os brasileiros.
Mais uma vez o GDF se mostra afinado com o Governo Federal e com a Lei da Mobilidade. Essa semana iniciou a construção de 230km de ciclovias em 12 cidades do DF. Agora é hora de acompanhar as obras na sua cidade. São elas:
Plano Piloto – Asas Sul e Norte, Eixo Monumental, campus da Universidade de Brasília (UnB) e Setor Militar Urbano (SMU),
Lago Sul,
Taguatinga,
Ceilândia,
Guará,
Paranoá,
Samambaia,
Gama,
Águas Claras
e Arniqueiras.
SE O DF PARAR, O POVO É QUEM SOFRE! VAMOS EM FRENTE!
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