Minha foto
Brasília não pode mais sofrer com a triste história que tomou conta da alma de seu povo e das páginas policiais, durante os últimos governos. Nossas postagens tem compromisso com esse povo e com sua história.

sábado, 7 de abril de 2012

GDF vai reforçar ação junto às comunidades via administrações regionais

O secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, completa nesta segunda-feira (2) duas semanas no cargo. Em entrevista a Agência Brasília, o secretário diz que  “as administrações são a ponta do governo e têm contato direto com a população. Vamos reforçar as nossas ações junto às comunidades por meio das administrações. Os administradores farão parte de uma gestão integrada e executarão as políticas e prioridades do governo unidos aos demais órgãos”.


Outro ponto lembrado pelo secretário a sintonia com o governo federal.  “É um momento especial para a capital da República ter um governo apoiado pela presidenta Dilma Rousseff. Já temos vários programas em parceria com o governo federal e poderemos potencializar isso ainda mais. É uma interface, uma sinergia natural entre os dois governos”.



Entre as novidades da nova fase de gestão, foi anunciada, na semana passada, a criação da Junta de Acompanhamento de Execução Orçamentária. Presidida por Agnelo Queiroz e coordenada por Swedenberger Barbosa, ela  tem como principais atribuições zelar pela saúde fiscal do GDF e garantir a execução orçamentária das ações prioritárias do governo. Fazem também parte da Junta os secretários de Planejamento, Luiz Paulo Barreto, e de Fazenda, Marcelo Piancastelli.
 Nos últimos dias, o secretário-chefe da Casa Civil se dedicou a muitas reuniões para traçar metas e prazos das ações de governo. Participou da reunião de secretários de governo e dirigentes de órgãos e empresas públicas, onde foi apresentado o novo perfil administrativo do GDF. E, ao lado de Agnelo Queiroz, encontrou-se com os administradores regionais. Na ocasião, o governador reforçou a necessidade de uma gestão entrosada, ágil e transparente, que garanta o cumprimento das metas do governo. Swedenberger Barbosa enfatizou que o trabalho realizado pelas administrações regionais não pode estar deslocado das prioridades do governo central. Destacou também que cada cidade precisará ter mais rigor na prestação de contas.   Em ponto a ponto à Agência Brasília, Swedenberger Barbosa explica os princípios que norteiam seu trabalho e as atribuições da Casa Civil.
Administrações regionais – “As administrações são a ponta do governo e têm contato direto com a população. Vamos reforçar as nossas ações junto às comunidades por meio das administrações. Os administradores farão parte de uma gestão integrada e executarão as políticas e prioridades do governo unidos aos demais órgãos. Afinal, os espaços onde se realizam as ações são as cidades e, por isso, elas devem ser muito bem cuidadas. As regiões administrativas terão metas e precisarão apresentar resultados ao governador. Para isso, a unidade interna e a garra dos gestores serão essenciais.
” Nossa cidade, nossa casa – “Temos que cuidar das nossas cidades como uma pessoa zela pela sua casa. Ninguém aceita conviver com um buraco na sala ou banheiro sujo. É preciso cuidar bem de Brasília e de todas as cidades do DF: proteger a área tombada, assegurar a limpeza urbana, garantir a usuários de transportes públicos, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas a circulação com conforto e segurança, possibilitar o abastecimento ininterrupto de água e energia, assegurar a todos condições de higiene e saneamento.
” Qualidade de vida – “Essas ações precisam ser imediatas e permanentes. O cidadão tem de levantar de manhã cedo e perceber que a cidade está bem cuidada. Por isso, reuni secretários e presidentes de empresas públicas para fazermos o levantamento da situação e estabelecermos métodos, prazos e critérios para melhorar a qualidade de vida no Distrito Federal. Também criamos um Comitê Técnico Permanente de Monitoramento, justamente, para dar encaminhamento rápido e eficaz às demandas da sociedade. As condições para tanto serão garantidas pela Junta de Acompanhamento de Execução Orçamentária.
” Equilíbrio de forças – “Gestão e política precisam se complementar, atuar de forma equilibrada para garantir uma eficiente governabilidade. São as duas pernas que mantêm a governabilidade. Meu trabalho e do secretário de Governo, Paulo Tadeu, são complementares. Somos soldados de um comandante maior, que é o governador Agnelo Queiroz. Eu e Paulo somos amigos e militantes antigos do partido. Faremos um grande trabalho juntos
.” Missão - A experiência que adquiri no governo do Distrito Federal, de 1995 a 1998, e no governo federal, sob o comando do presidente Lula e da presidenta Dilma, me dá a confiança e motivação para cumprir esta nova missão. Missão que cumprirei com práticas políticas e de gestão baseadas na ética, seriedade e transparência.
Incumbiu-me o governador de colaborar com ele na coordenação da gestão e monitoramento do governo e dos programas estratégicos. Disse-me que se preocupa em dar mais efetividade às prioridades do plano de governo, pois algumas delas, por questões administrativas e rastros de uma herança política desastrosa, têm sido executadas aquém do que a população deseja e é necessário para o desenvolvimento da capital do País.” Junta de Acompanhamento de Execução Orçamentária – “Presidida pelo governador Agnelo Queiroz e coordenada por mim, ela conta também com os secretários de Planejamento, Luiz Paulo Barreto, e de Fazenda, Marcelo Piancastelli.
A junta tem a missão de cuidar da saúde fiscal do GDF e de garantir a execução orçamentária das ações prioritárias da gestão. Na semana passada, o governador e eu tivemos a oportunidade de apresentá-la e explicar suas atribuições aos secretários de governo, administradores regionais e dirigentes de órgãos e empresas públicas.
” Unidade de gestão – “Entendo que a maneira mais eficiente de se trabalhar é num ambiente de harmonia. E é no que quero vir a somar. Para a administração pública ter êxito, é preciso unidade interna na equipe, compromissos bem definidos, autoridade governamental reconhecida e um modelo de gestão eficaz e de qualidade. Os compromissos assumidos, como no Orçamento Participativo, devem ser executados, acompanhados e monitorados de forma a cumprir prazos.
” Sintonia com o governo federal – “É um momento especial para a capital da República ter um governo apoiado pela presidenta Dilma Rousseff. Já temos vários programas em parceria com o governo federal e poderemos potencializar isso ainda mais. É uma interface, uma sinergia natural entre os dois governos. A integração cada vez maior aos programas federais, como o da erradicação da extrema pobreza em nosso território, ampliação do Minha Casa Minha Vida, o monitoramento eletrônico de áreas de risco à segurança da população, o tratamento adequado aos resíduos sólidos, combinando respeito ao meio ambiente à inclusão socioeconômica dos catadores e as medidas urgentes na saúde pública, seguramente compõem, junto com outras inúmeras ações, o elenco de possibilidades pela frente. Naturalmente consideramos que a educação é e será sempre uma prioridade para qualquer governo comprometido com a juventude, o presente e o futuro.
” Experiência – “Tive o prazer de trabalhar diretamente com o ministro Gilberto Carvalho, Secretário-Geral da Presidência República, nos oito anos do governo do presidente Lula e neste primeiro ano e alguns meses de governo da presidenta Dilma. Volto ao Palácio do Buriti, quase 14 anos depois de aqui ter exercido uma função semelhante à que assumo agora. Permanece em mim a forte disposição de trabalhar pelo Distrito Federal, pela nossa capital e pelo povo brasiliense.
” Lula – “Tive a honra de receber uma mensagem assinada pelo presidente Lula em minha posse. Como ele bem disse, “Brasília vive hoje uma etapa crucial da sua história. O governador Agnelo Queiroz e sua equipe estão cumprindo missão espinhosa, mas fundamental: resgatar a administração pública e a credibilidade do Distrito Federal. E isso não se faz da noite para o dia, como num passe de mágica. Além de firmeza ética e competência política, exige  muita paciência e perseverança, qualidades que o atual governo tem de sobra. O importante é que os resultados já começam a aparecer e tenho certeza de que serão cada vez melhores e mais evidentes no próximo período.”
fonte: estaçãodanoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário