Minha foto
Brasília não pode mais sofrer com a triste história que tomou conta da alma de seu povo e das páginas policiais, durante os últimos governos. Nossas postagens tem compromisso com esse povo e com sua história.

terça-feira, 27 de março de 2012

GDF lança selo de Igualdade Racial

Carta compromisso foi assinada por diversas secretarias para assegurar a transversalidade da promoção da igualdade racial no DF. Evento faz parte das comemorações do Dia Internacional de Combate ao Racismo


O Governo do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira, no Palácio do Buriti, o selo “Brasília pela Igualdade Racial”, de iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir/DF). A marca de qualidade vai ser concedida aos empresários que incluírem em seus quadros de funcionários afrodescendentes ou integrantes de grupos minoritários como índios e ciganos. A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL). Representantes de nove órgãos do GDF assinaram ainda carta compromisso com o objetivo de assegurar que a promoção da igualdade racial esteja entre as prioridades de cada pasta. 
 
O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional de Combate ao Racismo e deve beneficiar mais da metade da população brasiliense, de acordo com a Amostragem de Percentual Étnico-Racial do Distrito Federal, promovida pela Companhia de Planejamento (Codeplan) e apresentada na solenidade. O estudo apontou que 57,5% dos moradores das 24 regiões administrativas pesquisadas declararam-se negros ou pardos, o que equivale a 1,3 milhão de negros sobre um pouco mais de 975 mil não negros. Os negros são maioria em 17 regiões e em todas as faixas etárias, mas ainda têm menos acesso à educação superior e ao mercado de trabalho (confira toda a pesquisa no site da Codeplan: www.codeplan.df.gov.br)
 
“Este evento, que conta com o apoio incondicional do governador Agnelo Queiroz, é também a concretização de todo o trabalho realizado até agora”, destacou a secretária de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, Josefina Serra dos Santos. Ela explica que o selo foi criado com o objetivo de incentivar os empresários a se engajarem na luta pela igualdade entre as raças, contribuindo para ampliar o acesso de afrodescendentes, índios e ciganos ao mercado de trabalho. 
 
Josefina comandou a solenidade de hoje ao lado da ministra da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros. Para a ministra, a iniciativa reforça o comprometimento da atual gestão em promover a cidadania plena de toda a população do Distrito Federal, sem distinção. “A igualdade é um acréscimo para a Democracia do país. A expectativa é de que o selo seja realmente um sucesso e que muitas empresas participem dos esforços do Governo do Distrito Federal e da sociedade civil”, afirmou Luiza de Bairros.
  
Representantes de diversas entidades da sociedade civil, do Movimento Negro e de religiões de matrizes africanas acompanharam o lançamento do selo e assinatura da carta compromisso. “Este é um momento histórico. O selo é a autoafirmação de negros, indígenas e ciganos”, resumiu a representante do Centro de Diversidade Cultural Paço 35, de Brazlândia, Elza Caetano. “Demorou para que pudéssemos exercer nosso direito de cidadão”, enfatizou. 
 
O secretário de Governo, Paulo Tadeu, representou o governador Agnelo Queiroz na solenidade. Assim como Josefina dos Santos, assinaram a carta compromisso os secretários da Mulher, Olgamir Amancia; do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel; de Educação, Denilson Bento da Costa; de Segurança Pública, Sandro Avelar, e de Criança, Deoclécio Campos Júnior; o representante da Secretaria de Saúde e chefe da assessoria de relações institucionais da Pasta, Delmo Menezes; o diretor-presidente da Agefis, Gleiston Marcos de Paula; a presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, além do representante da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, Edson Freitas. Titulares e adjuntos de várias outras secretarias de Estado do DF também participaram do evento. A Secretaria de Comunicação foi representada pela secretária-adjunta Ana Helena Paixão. 


Festa – Após a solenidade, os participantes assistiram a apresentações de grupos de dança afro-brasileiras e ao lançamento da exposição A Via Crucis e as Deusas dos Rios Nilo e Niger, do artista plástico Ivan de Oliveira, ambos no Salão Branco do Palácio do Buriti. As obras do artista ficarão expostas até o próximo dia 31.


FONTE: Agencia Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário