Minha foto
Brasília não pode mais sofrer com a triste história que tomou conta da alma de seu povo e das páginas policiais, durante os últimos governos. Nossas postagens tem compromisso com esse povo e com sua história.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Universíade 2017: Disputa acirrada

A Fisu divulga amanhã a sede do terceiro maior evento esportivo do mundo, edição de 2017. Em Bruxelas, comitivas de Brasília e Taipei fazem campanha intensa
 
 
Brasília, 28 de novembro de 2011 – No dia que antecede o anúncio oficial da cidade-sede da Universíade de 2017, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado de sua comitiva e de representantes da Universidade de Brasília (UnB), continuou em intensa campanha para trazer o terceiro maior evento esportivo do mundo para a capital federal. O resultado será divulgado nesta terça-feira, por volta das 17h (horário de Brasília).
 
“Levar a Universíade para Brasília significará a consolidação de um novo pólo irradiador da prática esportiva no Brasil e na América do Sul. O desenvolvimento do esporte universitário será o grande legado que este evento proporcionará. É um desafio muito grande e temos um concorrente de grande peso, que é Taiwan”, disse o governador do DF, de Bruxelas.
 
No segundo dia na Bélgica, Agnelo Queiroz participou de importantes reuniões para intensificar a divulgação de Brasília aos delegados da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu). Os delegados também realizaram hoje a visita oficial aos estandes da capital federal e da cidade concorrente, Taipei, em Taiwan.
 
No estande de Brasília, os representantes da Fisu ficaram empolgados com a apresentação de capoeira.  E conheceram mais sobre o Brasil e a capital federal por meio de banners, livros e vídeos sobre pontos turísticos, belezas naturais e culturais. Taiwan também fez sucesso entre os delegados com demonstrações artísticas e culturais.
 
Agnelo Queiroz iniciou o dia com o ensaio da sua exposição sobre os motivos pelos quais Brasília deve receber mais de 10 mil atletas universitários de todo o mundo.
 
Em seguida, a Embaixada Brasileira em Bruxelas, a convite do embaixador do Brasil na Bélgica, André Amado, ofereceu um almoço em homenagem ao governador. O embaixador, que tem apoiado fortemente a candidatura de Brasília e influenciado na campanha junto aos delegados da Fisu, recebera Agnelo Queiroz em sua chegada ao país, na tarde de domingo, juntamente com a coordenadora-geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores, Vera Cíntia Alvarez.
 
Disputa acirrada
 
Amanhã, após a assembléia geral dos delegados da Fisu, será divulgada a sede do evento da edição de 2017. A capital federal está disputando com Taipei, em Taiwan, para sediar a Universíade de 2017. Em Bruxelas, a disputa está acirrada. O hotel que sedia o evento da Fisu está dividido entre brasileiros e taiwaneses.
 
Taiwan está presente com uma grande delegação, realizando forte campanha junto à Fisu, já que está investindo no projeto de sediar o evento há anos. Um dos pontos de destaque da campanha é a tradicional experiência asiática em eventos esportivos de grande porte. A última edição da Universíade, neste ano, foi realizada na China.  
 
Por isso, a luta para trazer o evento ao Brasil é intensa. Se Brasília for escolhida para ser sede da competição, os Jogos Universitários Mundiais serão realizados na América do Sul depois de meio século. A única vez que os jogos aconteceram por aqui foi em 1963, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Antes de 2017, os jogos serão realizados em Cazã, na Rússia, em 2013, e em Gwangju, na Coréia do Sul, em 2015.
 
Entre as manifestações de apoio à candidatura de Brasília, há uma carta de recomendação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que será apresentada nesta terça-feira à Fisu. Além de mensagens gravadas, que também serão exibidas, de estrelas do esporte nacional como Pelé, Lars Grael, Aurélio Miguel e a ginasta Daiane dos Santos, que fez grandes conquistas em sua carreira como participante da Universíade.
 
UnB
 
Dois representantes da UnB reforçam a campanha por Brasília, em Bruxelas. O professor de Educação Física e chefe do Centro Olímpico da UnB,
Andre Luiz Teixeira Reis, está otimista.
 
“Estamos mostrando a importância do evento para Brasília e para a UnB por causa do legado que ele deixará. Um legado não só de estrutura para a cidade ou para a universidade, mas para a sociedade. Com um evento deste porte, que nunca tivemos, poderemos fazer intercâmbio de conhecimento. Será um marco. Teremos um Centro Olímpico e uma UnB antes e outra depois do evento, mais enriquecidos. Será fundamental para o ensino, a pesquisa e a extensão”, disse o professor.
 
“Passamos o dia mostrando o engajamento da UnB e a importância deste processo. De como terá um impacto direto no ensino e na pesquisa realizada no Brasil, deixando um legado que possibilitará uma mudança de paradigmas no ensino e na pesquisa”, acrescentou o decano de Administração da UnB, Eduardo Raupp.
 
Além dos representantes da UnB, também faz parte da comitiva o reitor do Uniceub, Getúlio Américo Moreira Lopes.
 
Acompanham o governador Agnelo Queiroz à Bruxelas, os secretários de Assuntos Estratégicos, Newton Lins; de Esporte, Célio René; de Turismo, Luís Otávio Neves; de Publicidade Institucional, Abimael Nunes, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o deputado, Olair Francisco, representado a Câmara Legislativa do DF.
 
“É acertada a iniciativa do governador Agnelo Queiroz de investir em iniciativas como essa, buscando projetos para a capital federal que vão trazer desenvolvimento econômico e social para Brasília”, afirmou o deputado distrital Olair Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário