Minha foto
Brasília não pode mais sofrer com a triste história que tomou conta da alma de seu povo e das páginas policiais, durante os últimos governos. Nossas postagens tem compromisso com esse povo e com sua história.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Diretor executivo da ONU para a Habitação elogia Estádio Nacional

Joan Clos, considerou uma ótima ideia o projeto de mobilidade urbana para os jogos, no qual turistas irão dos hotéis ao estádio a pé ou de bicicleta

Premiado e reconhecido no mundo todo por seu trabalho nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, o diretor executivo da Organização das Nações Unidas para a Habitação (ONU-Habitat), Joan Clos, avaliou positivamente o projeto Copa Brasília 2014 e as obras do Estádio Nacional de Brasília (ENB), em visita técnica realizada nesta terça-feira (22). “O estádio é bonito, inovador e vai trazer grandes avanços tecnológicos”, afirmou Clos, que é considerado o principal responsável pelas profundas modificações ocorridas na cidade espanhola e o valoroso legado deixado aos moradores.
Clos considerou “ótima ideia” os projetos de mobilidade ecológica da capital federal, como a locomoção de turistas a pé ou de bicicleta dos hotéis até o estádio. “Para nós, interessam projetos sustentáveis e bem conjugados com a densidade populacional das cidades, como é o caso de Brasília”, disse.
Para o secretário executivo do Comitê Organizador da Copa Brasília 2014, Cláudio Monteiro, a avaliação de Clos agrega valor ao projeto. “É o reconhecimento das vantagens que o DF tem alardeado pelo mundo todo”, destacou. Monteiro explicou que o projeto para a Copa não tem impactos negativos na área ambiental e populacional. Pelo contrário, vai tornar a cidade ainda mais limpa e agradável, além de promover sua vocação turística. “Afinal, Brasília é um museu a céu aberto”, concluiu.
A apresentação do projeto global para a Copa e a visita ao estádio contou, ainda, com as presenças do diretor regional do escritório da América Latina e Caribe da ONU-Habitat, Alain Grimard; do coordenador do Comitê Brasília 2014, Sérgio Graça; da porta-voz da ONU-Habitat, Ana Moreno, além de autoridades, diplomatas e assessores técnicos.
ENB – Segundo o projeto, o Estádio Nacional vai aliar o desenvolvimento à preservação ambiental, por meio de racionalização, reciclagem, reuso e coleta seletiva de resíduos. Essas medidas constituem o escopo de sustentabilidade das obras do ENB e podem render o inédito selo internacional Leed Platinum, conferido pela prestigiada instituição Green Building Council. Para se tornar referência, a obra deve seguir preceitos ambientais em todas as etapas, transformando-se numa verdadeira Ecoarena.
O Estádio Nacional de Brasília será sede de diversos megaeventos esportivos, como a abertura da Copa das Confederações, em 2013; sete jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo, no mínimo, um da Seleção Brasileira; a Copa América de 2015; e as partidas de futebol das Olimpíadas de 2016. A capital também está na disputa para sediar os Jogos Mundiais Universitários (Universíade). A definição será na próxima terça-feira (29/11), em Bruxelas, na Bélgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário