Minha foto
Brasília não pode mais sofrer com a triste história que tomou conta da alma de seu povo e das páginas policiais, durante os últimos governos. Nossas postagens tem compromisso com esse povo e com sua história.

domingo, 6 de novembro de 2011

Uma nova Brasília vai nascer

Artigo do governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, ao jornal Correio Braziliense, publicado hoje, 06/11/2011.

Quando assumi o GDF 10 meses atrás, Brasília estava mergulhada na desordem. Lixo, mato, infestação de pombos em centros cirúrgicos, hospital público ameaçado de ser fechado por irregularidades na gestão. Pais e estudantes humilhados nas filas de um sistema nada fácil para adquirir o passe livre, dentre tantos outros problemas que atormentam os nossos cidadãos e cidadãs.

Colocar a cidade em ordem e arrumar a casa para trilhar um novo caminho exigiram coragem e muita determinação. Nesse percurso de 10 meses de trabalho, os adversários políticos derrotados nas urnas não conseguiram encontrar contra meu governo um único ato de corrupção ou desvio de dinheiro público. Pelo contrário, os responsáveis por mergulhar Brasília na vergonha e no caos assistiram às duras ações adotadas por mim para dar um basta aos desmandos administrativos do DF: auditorias, investigações, suspensões de contratos, colaboração absoluta com a Justiça e os órgãos de controle da gestão pública.


Denunciei ao Tribunal de Contas do DF todos os responsáveis por assaltarem os cofres públicos. Declarei inidôneas, para contratar com o GDF, as empresas de informática e todas as outras envolvidas nas denúncias. Contratei cerca de 7 mil servidores concursados, entre eles 4 mil especialmente para a área de saúde, e enxuguei cargos comissionados. Sem fatos capazes de atingir a probidade administrativa do meu governo, os adversários políticos foram buscar no testemunho de gente desqualificada as ofensas e as falsas acusações para destruir a minha imagem pública.

Acusam-me sem provas! Publicam denúncias velhas como se fossem novas! Ressuscitam a armação que fizeram, ainda antes da campanha eleitoral, na tentativa de inviabilizar minha candidatura, que despontou como o novo caminho político para nossa capital. Mentem ao afirmar que tentei proteger indivíduos ou organizações que utilizaram recursos públicos de forma irregular. Relatam procedimentos ou condutas incompatíveis com a minha historia e a minha dignidade. Não há qualquer fundamento de verdade nas acusações publicadas nas últimas semanas. Não tenho compromisso com erro de terceiros, sejam quem for, tenha tido algum tipo de contato ou não comigo.

Como ministro do Esporte do governo Lula, recebi da Controladoria-Geral da União (CGU) a certificação de regularidade de todas as minhas contas como gestor público. Não há nada contra meu trabalho, na função de ministro de estado, com penalidade ou sob investigação no tribunal de contas da união. Já se passaram quase seis anos desde que fui ministro. O inquérito agora em analise no STJ é uma peça politica produzida por policiais que usurparam a função delegada pela sociedade. Essa parcela da polícia instrumentalizou os poderes conferidos pela função pública e construiu um falso enredo para justificar a tentativa de incriminar meu nome.

Tenho absoluta confiança na justiça e sei que agora, na instancia adequada, em campo limpo, vou desmascarar a farsa armada por essa gente inescrupulosa. A politica é o espaço dos consensos; da pluralidade de ideias das divergências de opiniões. Seu exercício deve fortalecer a vocação cívica; o debate de alternativas e a correção das decisões. A politica não deve servir ao submundo do crime e da guerra para dizimar reputações.

Governo Brasília com hombridade e espirito público. Nossa cidade trilha uma nova agenda. Longe dos escândalos; do favorecimento aos invasores das terras públicas; da distribuição de moradias sem critérios e de benefícios assistenciais sem controle e sem foco.

Coloquei de pé a responsabilidade de Brasília ser uma anfitriã respeitável dos grandes eventos internacionais que começam em 2013, com a Copa do Mundo e continua com as competições da Copa América, das Olimpíadas e dos Jogos Mundiais entre universitários.

Brasília também se prepara para uma mudança radical na área do transporte publico. Investimentos federais do PAC na expansão do metrô, com novas estações em Samambaia e na Ceilândia; na construção de novos modais de transporte coletivo, como o VLP para a Santa Maria-Gama (saída sul), e de alternativas exclusivas para a saída norte (Sobradinho-Planaltina). Essas intervenções irão se somar a outras ações do meu governo para colocar ordem no transporte publico: licitação de todas as linhas; novas empresas; fiscalização eletrônica dos itinerários e dos horários; recuperação e reformas dos terminais de passageiros; construção de centenas de quilômetros de ciclovias e o fim da circulação de ônibus velhos, com mais de sete anos de fabricação.

Quem hoje chega à capital federal acompanha o debate sobre o papel que a cidade terá na copa de 2014 – o acesso gratuito a internet logo será uma realidade consolidada, que hoje já está em fase de testes; assiste à retomada das obras; toma conhecimento de que há novo cadastro para acesso as moradias e nova politica habitacional; acompanha os esforços para recuperar os serviços públicos de saúde; e principalmente nosso projeto combate a pobreza, de distribuição de renda, como foco no desenvolvimento humano. Meus adversários querem impedir de fazer o que eles não tiveram competência ou vontade para realizar. Foram buscar no testemunho de meliantes as armas para as suas acusações. Eles estão desesperados e não aceitam que uma nova Brasília possa nascer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário