Minha foto
Brasília não pode mais sofrer com a triste história que tomou conta da alma de seu povo e das páginas policiais, durante os últimos governos. Nossas postagens tem compromisso com esse povo e com sua história.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Hospital de Base do DF terá novas vagas para internação e equipamentos de saúde

Serão abertos 30 novos leitos de UTI e 80 vagas para casos de emergência. Ações fazem parte do S.O.S Emergências e irão qualificar o atendimento na emergência.
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) terá novas vagas para internação e equipamentos de saúde que serão utilizados para ampliar a assistência aos pacientes atendidos no setor de emergência. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou investimentos de R$ 2,3 milhões para a aquisição de aparelho de raio X, ultra som, macas, monitores, entre outros. As medidas foram articuladas em reunião com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e diretores do hospital nesta sexta-feira (3) e irão qualificar o atendimento na maior emergência da região Centro-Oeste do país. 
Uma das medidas anunciadas para agilizar o atendimento na emergência Hospital de Base é a abertura de 30 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a disponibilidade de 80 leitos de retaguarda para a emergência. “Com a ampliação, vamos reduzir o número de pacientes que ficam nos corredores da emergência à espera de um leito”, afirmou o ministro, que esteve no Hospital de Base para conhecer o diagnóstico das principais demandas identificadas pela equipe responsável pela implantação do S.O.S Emergências.
INVESTIMENTOS –O convênio firmado pelo ministério com o hospital soma R$ 2,3 milhões, que serão empregados para a aquisição de aparelhos de raio X móvel (2), ultra-som (2), camas hospitalares (100), macas (20), monitores multiparâmetros (31), ventiladores pulmonar, ventiladores pulmonares para ressonância magnética (8) e marcapassos cardíacos (22).
Desde novembro de 2011, o Ministério da Saúde já liberou à instituição R$ 600 mil para custear a ampliação e a qualificação da assistência da emergência. O valor chegará a R$ 3,6 milhões até novembro de 2012. 
ASSITÊNCIA –Durante o encontro, também foi anunciada outra medida que promete reduzir o tempo de espera no hospital. Os pacientes não precisarão se deslocar até lá para marcar consultas. Isso poderá ser feito em unidades básicas de saúde ou em outros serviços da rede pública. A ação está programada para ser iniciada em 15 dias. De acordo com a direção do HBDF, 80% dos pacientes que hoje procuram a emergência do HBDF não necessitam de um pronto-atendimento.
“Ainda precisam ser feitas muitas mudanças para que as emergências dos principais hospitais públicos do país prestem o atendimento que a população merece. As transformações necessárias tiveram início com o S.O.S. Emergências. No Hospital de Base, a direção está comprometida em melhorar a situação”, declarou Padilha.
Entre as medidas do S.O,S Emergências que já estão em funcionamento no Hospital de Base está o sistema de acolhimento e classificação de risco, em funcionamento 24 horas, desde o início deste mês. O procedimento prioriza o atendimento para os casos mais graves. Ao fazer o registro na emergência, o paciente passa por uma avaliação prévia, para que se saiba quem tem necessidade de ser atendido primeiro. Até janeiro, o sistema funcionava apenas das 7h às 23h.  
AÇÃO -Lançada em 2011, o S.O.S. Emergências é uma ação estratégica do Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar a gestão das principais emergências do país, oferecendo atendimento ágil, humanizado e com acolhimento. Além do Hospital de Base, a ação beneficia as outras 10 maiores emergências públicas do país.
O S.O.S Emergênciasintegra a Rede Saúde Toda Hora e vai alcançar, até 2014, os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, abrangendo todos os 26 estados e o DF. O governo federal – juntamente com estados, municípios e os gestores hospitalares – vai promover o enfrentamento das principais necessidades desses hospitais, qualificar a gestão, ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário