O Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha – deverá ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade, de acordo com uma informação divulgada esta semana pela Secretaria de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal (GDF).
O selo – Leed Platinium – será entregue após a conclusão da obra e é o reconhecimento internacional de que a construção é “altamente sustentável”, de acordo com o GDF.
“Não existe nenhum estádio de futebol no mundo com o selo Platinium”, citado pela Exame Brasil. Segundo a entidade, o conceito sustentável foi pensado de raiz e visou, inclusive, a inclusão de materiais recicláveis e reciclados na construção da arena desportiva.
Assim, tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem de Brasília. O entulho da última arquibancada demolida, por exemplo, foi transformado em brita e usado depois no piso do estádio.
A arena terá também captação de energia solar e de água da chuva, sendo capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia, segundo o GDF.
O estádio localiza-se, estrategicamente, perto de hotéis, hospitais e do shopping, o que facilita e incentiva o desLocamento a pé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário